terça-feira, 12 de abril de 2016

Secretário e senador Randolfe acompanham andamento das obras de revitalização da Praça Veiga Cabral


O secretário municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Emílio Escobar e o senador da república, Randolfe Rodrigues, visitaram na tarde de sexta-feira, 8, as obras de revitalização da Praça Veiga Cabral. Sendo executados pela Prefeitura de Macapá, os trabalhos estão 70% adiantados.
Emílio Escobar falou sobre a preocupação do prefeito Clécio Luís em revitalizar a praça. “A revitalização surgiu de uma iniciativa do senador Randolfe destacando o valor histórico que ela tem para o povo amapaense. Daí houve também a preocupação do prefeito Clécio em revitalizar para proporcionar o retorno da população para este espaço que é um atrativo turístico da cidade”.
O senador Randolfe Rodrigues destacou o valor histórico que a Veiga Cabral representa para Macapá. “Esta praça, que está em processo de restauração, tem um significado histórico para todos. Aqui foi o marco zero da fundação da cidade, homenageando Cabralzinho, que é a nossa principal referência da história da batalha do dia 15 de maio de 1895, quando os amapaenses disseram que queriam ser brasileiros e não franceses, onde tem a primeira pedra de manganês, que representa o início da exploração mineral e ao mesmo tempo o período áureo da constituição do Território Federal do Amapá. Um povo que não se reconhece na sua história é um povo que não se ver no espelho, pois o espelho de um povo é a sua história. Tenho certeza que daqui a um mês vocês estarão todos felizes com a nova praça”.
O projeto de revitalização contempla: construção de novas calçadas, implantação de elementos novos, biblioteca verde, caramanchão e área de jogos para idosos, rampas de acesso para pessoas com deficiência, meio fio, canteiros com arbustos, herbáceos e palmáceos. Além dos memoriais da batalha do dia 15 de maio de 1895, do marco zero da cidade e da primeira pedra de Manganês trazida para o Amapá pelo engenheiro Mário Cruz das minas de Serra do Navio, em 1946.
Todas as soluções arquitetônicas sugeridas em projeto seguem as recomendações da ABNT NBR 9050, adequando o espaço projetado à circulação de pessoas com mobilidade reduzida. Com contrapartida da prefeitura, no valor de R$ 24.000,00, a obra custa R$ 422.617,14, faz parte do Programa Calha Norte e é resultado de emenda do senador Randolfe Rodrigues. A revitalização iniciou no fim de outubro de 2015 e está prevista ser concluída até a primeira quinzena de maio.

Cliver Campos/Asscom Semob

Nenhum comentário: