sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Missas nos cemitérios de Macapá celebram o dia de Finados

O dia dos fiéis defuntos para a Igreja católica é uma oportunidade de rezarmos  pelos entes queridos na busca da plenitude da vida diante da face de Deus. Desde os primeiros séculos, os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires para rezar por eles e por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade primitiva. No século XIII, o dia dos fiéis defuntos passou a ser celebrado em 2 de novembro, já que no dia 1 de novembro era e é comemorada a solenidade de todos os santos.
Dom Pedro Conti divulgou mensagem, no início da semana, sobre as celebrações litúrgicas nos dias de Todos os Santos e Finados.  “No sábado, contemplaremos a assembleia celeste, a “cidade” de todos os Santos. Para esta “cidade”, nos lembra o prefácio, todos “caminhamos pressurosos, peregrinando na penumbra da fé”. No domingo, lembraremos os nossos irmãos e irmãs falecidos, numa comunhão que é de lembranças, saudade, laços interrompidos”, afirma o Bispo de Macapá. A íntegra do artigo está em WWW.diocesedemacapa.com.br e em vários jornais locais impressos e online.
Em Macapá as paróquias programam Missas em diversos horários, nos três cemitérios da Capital. No mais antigo, atrás da Catedral de São José, no centro da cidade, às 07h30, o Bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti, preside a celebração da Eucaristia, e visita o túmulo dos padres sepultados no cemitério dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Às 19h30 a Missa Dominical será celebrada no interior da Catedral do padroeiro São José.
O cemitério São José, o maior de Macapá, no bairro do Buritizal, está na jurisdição da Paróquia Sagrado Coração de Deus, que todos os anos programa Missas às 8h e às 17h, ao lado da Capela do cemitério, como também, este ano, as Missas de Domingo, às 7h30 e 19h30, na igreja Matriz, na avenida 1º de maio.
Na zona norte de Macapá, no cemitério São Francisco de Assis, na BR 156, também duas missas deverão ser celebradas, às 7h30 e 17h30, de acordo com a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, com a igreja matriz no bairro Brasil Novo. Os católicos sempre celebram aquilo que provém de uma tradição, daquilo que é fruto de uma experiência de fé no seio da comunidade cristã.
O professor de teologia da vida consagrada no Instituto Regional para a Formação Presbiteral, do Regional Norte 2, que reúne o Pará e o Amapá, Frei Ribamar Gomes de Souza, explicou ao blog de notícias da comunidade Canção Nova: “Santo Isidório de Servilha chegou a apontar que o fato de oferecer sufrágios e orações pelos mortos é um costume tão antigo na Igreja, que pode ter sido ensinado pelos apóstolos”.
O Frei salienta ainda o significado do dia de finados, que para o Catolicismo é uma data muito importante. "A comemoração de todos os fiéis falecidos evidencia a única Igreja de Cristo como: peregrina, purgativa e triunfante que celebra o mistério pascal", disse ele.

Oscar Filho – Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário: