domingo, 7 de setembro de 2014

Federação dos Radialistas realiza encontro nacional em Brasília



Representantes de Sindicatos de radialistas de todo o Brasil estiveram reunidos em Brasília (DF) nesta sexta-feira, 5, para discutir sobre o processo eleitoral da Federação Interestadual do Trabalhadores de Radiodifusão e Televisão (Fitert), cujo certame vai acontecer nos dias 26, 27 e 28 do corrente mês na capital federal. O presidente do Sindicato dos Radialistas do Amapá José Maria Silva representa a categoria amapaense no evento.

Alguns pontos foram discutidos como, por exemplo, situação política, social e estatutária dos radialistas bem como demora na analise e expedição de Registros Sindical pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Neste caso o coordenador da Fitert José Antonio disse que nesta quinta-feira, 4, participou de uma reunião com servidores do MTE responsáveis pelo departamento de emissão de Registros Sindical, quando fez questionamento sobre a demora do documento.

“A demora é tanta que existe sindicato que deu entrada há dois anos no documento e o processo está parado sem qualquer explicação por parte do ministério sobre o que ocorreu, inviabilizando a administração das lutas como piso salarial, homologação de rescisão entre outros assuntos”, ressalta José Antonio.

A Fitert deverá entrar com mandado de segurança na justiça contra o MTE para este como forma de agilizar o andamento dos processos.
Na pauta do encontro estava também a questão salarial da categoria a partir de um projeto de lei que tramita no Senado Federal garantindo o piso salarial nacional da classe.

(Com informações do Sindicato do Amapá)

Nenhum comentário: