quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Fitert na luta pelo piso salarial nacional dos radialistas e a identidade profissional



Em reunião com o deputado federal André Moura, líder do PSC, a Federação Dos Radialistas Fitert segue na luta pelo piso salarial nacional dos radialistas e a identidade profissional para a categoria. A reunião com o deputado ocorreu no dia 06 de agosto (quarta-feira) e o objetivo foi cobrar a votação dos projetos de lei 3982/2012 (que trata do piso salarial) e 1005/2007 (que institui a identidade profissional). O deputado reafirmou compromisso com as pautas e informou que buscará colocá-las em debate no Colégio de Líderes da Câmara para que sejam levadas o mais brevemente possível ao plenário da Câmara dos Deputados.

O PL 1005/2007 tramitava em regime conclusivo (poderia ser aprovado regimentalmente só pelas comissões nas quais passou). No entanto, a CTASP (Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público) da Câmara votou contra o mesmo. Enquanto que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) votou a favor do mesmo. Como houve divergências de pareceres nas comissões, a proposta terá que ser analisada pelo conjunto dos deputados, em plenário.

Já o PL 3982/2012 encontra-se na CCJ, aguardando votação do parecer do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB/PR), que apresentou substitutivo à proposta da deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB/RS). O substitutivo de Serraglio elimina o valor nacional do piso e joga a discussão dos valores salariais para as negociações por estado em acordo coletivo. Ou seja, a "emenda" acaba com a definição nacional de um valor mínimo a ser pago pelos conglomerados nacionais aos profissionais da categoria.

Fonte: (site fitert)

Nenhum comentário: