terça-feira, 8 de julho de 2014

Siga: Portal de compras de produtos e serviços públicos será lançado na quinta-feira

A partir de quinta-feira, 10, compradores e fornecedores da administração pública estadual, além do cidadão, vão poder acompanhar pela internet todo o processo que envolve a aquisição de produtos e serviços. Nessa data, será lançado o Portal de Compras e Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), a partir das 19h, na Associação Comercial e Industrial do Amapá, em Macapá.

Desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados do Amapá (Prodap) a pedido do Governo do Estado, o portal será mais uma ferramenta que vai contribuir com a política de fomento ao empresariado local, em especial as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), segundo explicou o presidente do Fórum Estadual para a Micro e Pequena Empresa do Amapá, José Reinaldo Picanço, que também é secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração.

"Conforme prevê a Lei Federal 123/2006 da micro e pequena empresa, os governos estaduais precisam garantir 30% da participação desses empreendedores no processo de compra e venda de produtos e serviços da administração pública. E o Siga está incluso nessa proposta", ressaltou o secretário da Seicom.

De acordo com o presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Alípio Júnior, o Siga é um sistema que permite melhor controle, gerenciamento e agilidade das atividades administrativas desempenhadas pelos órgãos do Governo do Amapá.

"A empresa poderá fazer o seu cadastro no banco de fornecedores e ter acesso a vários procedimentos da licitação como Ata de Registro de Preço, Catálogo de Materiais, Bens e Serviços, Calendário de Pregões, Compras Diretas, Fornecedores Sancionados, Proposta de Pregão Presencial e Resultado da licitação", enumerou o presidente do Prodap.

A criação do Siga surgiu da necessidade de gerir e padronizar o processo de compras na administração pública, que atualmente é feito de diferentes maneiras pelas secretarias estaduais, observou Alípio Júnior.


Maiara Pires/Secom

Nenhum comentário: