sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Ramal do Flexal, em Pracuúba, entra em fase de conclusão até o fim deste mês

Trabalhos no ramal do Flexal, em Pracuúba, avançam e devem ser concluídos até fim deste mês, antes do início do período chuvosoAs obras do ramal que liga a comunidade do Flexal ao município de Pracuúba, com 15 quilômetros de extensão, serão concluídas até o final de janeiro. A primeira etapa dos 7,5 quilômetros de terraplenagem, drenagem profunda e asfaltamento está praticamente finalizada.
O superintendente da Egesa, empresa construtora responsável pela obra, José Antunes Gonçalves, garante que os 7,5 quilômetros restantes terão os trabalhos imediatamente iniciados de imprimação - que é a camada fina de asfalto -, drenagem superficial e a hidro-semeadura, que trata da revegetação da área e permite a segurança da pista, evitando a erosão.
"Os trabalhos estão sendo intensificados antes do período chuvoso. Toda a equipe está em campo para garantir um serviço com qualidade e durabilidade", afirma José Antunes.






Questionado pelos motoristas sobre a elevação da pista, o superintendente esclarece que o estudo hidrográfico orienta a manter o nível da estrada, que fica numa região plana, com pequenas depressões, para evitar inundação, devido às intensas chuvas na região, cercada de rios que podem transbordar.
"Além de nivelar a estrada, vamos restaurar as áreas degradadas com a revegetação, visando preservar o meio ambiente e garantir a segurança da obra. São 40 bueiros que irão permitir a passagem das águas pluviais de um lado para o outro, mantendo o equilíbrio. E não haverá risco para os motoristas que obedecerem à sinalização, nem para os animais que, porventura, possam invadir a pista, por ter desnivelamento que facilita o acesso de saída", assegura o engenheiro.






José Antunes disse que a conclusão da obra atende a expectativa do governador Camilo Capiberibe e da população de Pracuúba. "Com esse ramal concluído, vamos promover o Estado e o município por meio do desenvolvimento comercial, com o escoamento da produção agrícola, segurança e rapidez, além de humanizar o transporte de cargas, passageiros. Os moradores e Pracuúba terão melhor qualidade de vida", enfatiza José Antunes.
O Governo do Amapá também trabalha na execução de outras importantes obras de asfaltamento, através do programa Caminhos do Desenvolvimento, como as estradas que ligam Mazagão Novo a Mazagão Velho (27,5 quilômetros), São Joaquim do Pacuí a Cutias do Araguari (21,4 quilômetros) e Itaubal do Piririm (21,3 quilômetros).
Édi Prado/Secom

Nenhum comentário: