quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Central do Carnaval será inaugurada no próximo dia 24, no Meio do Mundo

O Governo do Amapá, por meio de gestão compartilhada com Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) inaugura no próximo dia 24, às 19h, a Central do Carnaval. Este ano, a estrutura está sendo montada no Monumento Marco Zero do Equador.





As secretarias de Estado do Turismo (Setur) e Cultura (Secult) participam diretamente da gestão do carnaval com a Liesap. A linha imaginária do Equador também concentrará o Museu do Carnaval e rodas de samba, durante a pré-temporada carnavalesca.
Com o slogan "No Carnaval, a Gente se Encontra no Meio do Mundo", a programação deste ano contará com um diferencial. A proposta de concentrar a Central do Carnaval no Monumento Marco Zero é integrar a programação momesca, promovida pelas agremiações carnavalescas, à importância de um dos principais cartões postais do Amapá, valorizando a cultura do Estado e fomentando o turismo na região.
O espaço contará com dez ambientes, destinados às escolas de samba, para comercialização e promoção de seus produtos carnavalescos, funcionando como uma espécie de receptivo para seus brincantes e simpatizantes, durante a pré-temporada da programação oficial. Haverá também espaços para concentrar a coordenação da Liesap e da Secretaria de Estado do Turismo.

Outro diferencial será o Museu do Carnaval, coordenado pela Setur, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), que ficará concentrado no salão de eventos do Marco Zero do Equador. A exposição funcionará como uma linha do tempo do carnaval amapaense, com fotos, exibição de vídeos, fantasias, CD´s de samba enredo e informações sobre a festa no Amapá.
No entorno do Monumento um grande palco também está sendo montado para funcionar aos domingos que antecedem a programação oficial do carnaval. Haverá rodas de samba com apresentação de artistas locais e escolas de samba.

Para a festa de inauguração da Central do Carnaval, o Governo do Estado e a Liesap planejam a realização de um grande show nacional. Na oportunidade, também ocorrerá o lançamento do CD com os sambas enredo do carnaval deste ano, com a apresentação das baterias das escolas de samba.

Serviço
A população pode colaborar com o Museu do Carnaval, com a doação de relíquias, como imagens e objetos que contam a história da festa momesca no Amapá. Interessados em contribuir podem entregar os materiais até esta quinta-feira, 16, na Secretaria de Estado do Turismo, localizada na Avenida Bingo Uchoa, nº 29, no Centro. Mais informações pelo telefone (96) 3212.5335.

Andreza Sanches/ Setur

Nenhum comentário: