sábado, 23 de novembro de 2013

Final dos Jogos Quilombolas de Futebol acontece neste domingo no Glicério Marques


A final dos Jogos Quilombolas acontece neste domingo, 24, a partir das 9h, no Estádio Municipal Glicério Marques. Inserido na programação da Semana da Consciência Negra no Amapá, a Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro) e a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) estão realizando, desde o dia 22, o 1º certame dos Jogos Quilombolas de Futebol do Estado.
O evento reúne 18 equipes, 12 masculinas e seis femininas, visando promover a integração entre as comunidades quilombolas.
O coordenador de Apoio aos Municípios da Sedel, Jader Cavalcante, falou da importância do certame. "É a primeira vez que acontecem os Jogos Quilombolas de Futebol na Semana da Consciência Negra, com o objetivo de agregar todos os povos quilombolas do Estado", salientou.
O técnico da Seafro e coordenador da competição, Carlos Pirú, destacou a importância da integração entre os povos. "Além desse congraçamento entre os povos quilombolas do Estado, resgatamos esse torneio que há seis anos não era realizado e vamos tentar incluir no calendário de eventos do Amapá", enfatizou.
Uma das coordenadoras dos Jogos, Meire Amaral, também comentou sobre a importância para as comunidades. "É um fato importante que integra as comunidades na Semana da Consciência Negra e que retrata a morte de Zumbi dos Palmares", relatou.
A arbitragem é coordenada pelo juiz de futebol amapaense da CBF, Roberto Soares Júnior, auxiliado por Guilherme, Edson, Marilene Tavares, Jamily Cristina e Luana Letícia.
As partidas acontecem a partir das 9h, com a final feminina entre as comunidades do Curiaú e Lontra da Pedreira; e em seguida, a final masculina entre as comunidades do Torrão do Matapi e Campina Grande.

Cliver Campos/Sedel

Nenhum comentário: