terça-feira, 19 de novembro de 2013

Amapá apresenta evolução nos Jogos Escolares da Juventude a partir de 2011

O Estado do Amapá vem apresentando uma evolução nos Jogos Escolares da Juventude etapa nacional 15 a 17 anos desde 2011. Graças à uma decisão política do governador Camilo Capiberibe de retomar a etapa estadual dos Jogos Escolares, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, com um envolvimento maior dos participantes de todos os municípios, os vencedores garantem vaga na etapa nacional.
Neste mesmo ano, em Curitiba-PR, o Amapá conquistou uma medalha de ouro na modalidade tênis de mesa individual com Caio Lobato, duas de Bronze, uma com Lilian Amaral (judô feminino) e uma com Júlio Vilhena (judô masculino).
 "Investir no esporte é também valorizar a juventude, a cada ano as escolas dos municípios se envolvem mais na competição estadual", comentou o governador Camilo.
"Quanto mais jovens tivermos inseridos no esporte, mais cidadãos conscientes teremos", ressaltou o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Mário Brandão.
Em 2012, em Cuiabá: 4º lugar: ciclismo masculino - Lucas Gabriel (E.E. Esther Virgolino); 3º lugar: medalha de bronze - judô masculino - Júlio Vilhena (E.E. Barroso Tostes); 3º lugar: medalha de bronze - tênis de mesa masculino - Caio Silva (E.P. Podium); 2º lugar: medalha de prata - taekwondo masculino - Assis Tavares (E.E. Maria Carmelita); 2º lugar: medalha de prata - basquebol masculino E.E. Gabriel de Almeida Café, fato que classificou o Amapá na segunda divisão dos Jogos; 1º lugar: medalha de ouro - tênis de mesa por equipe - Caio Silva (E.P. Podium) e Jorge Lucas (E.P. Bartolomea Capitânio).
Nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude, em Belém (PA), o Amapá conquistou seis medalhas: ouro - vôlei masculino Colégio NEI; ouro - tênis de mesa (equipes) Caio Lobato, representante do Colégio Podium, e Luan Morais, representante do Colégio Argos; ouro - tênis de mesa (duplas) Caio Lobato e Luan Morais; prata - tênis de mesa (individual) Caio Lobato, representante do Colégio Podium; prata - judô Taiane Rocha, representante da Escola Estadual Aracy de Mont´Alverne; bronze - judô Lilian Amaral, representante da Escola Estadual José Barroso Tostes, do município de Santana; a manutenção da vaga amapaense do basquete masculino na segunda divisão da competição e quatro quartos lugares na luta olímpica masculino e feminino, comandada pelo professor Josiel Oliveira .
Além da convocação do jovem Lucas Samuel Portássio, de 15 anos, para a seleção brasileira de Handebol.
Cliver Campos/Sedel

Nenhum comentário: