quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Estudantes de Letras da Ueap ressaltam importância do diálogo com escritores

Os estudantes do curso de Letras da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) dialogaram na tarde desta terça-feira, 29, no auditório do campus II da instituição, sobre o tema "Terra mãe: Diálogos literários sobre a África, Portugal e o Amapá", com a participação dos escritores Rogério Andrade (MG), Ovídio Poli Junior (RJ) e Luís Serguilha (Portugal).
A estudante Hérica Cardoso falou da importância do tema debatido. "Foi muito interessante, apesar de termos essa riqueza cultural, ela é pouco divulgada aqui no Estado. Com a vinda de escritores que já conhecem a Amazônia e viajaram pela África e pela Europa foi possível comparar que, no Amapá, temos muito em comum, por isso estão dividindo conosco esse conhecimento", enfatizou.
O escritor mineiro Rogério Andrade destacou a importância do tema. "Tem tudo a ver com o Amapá, pois ele é branco, negro e índio, ou seja, uma confluência de culturas".
O escritor português Luís Serguilha também comentou sobre a importância do tema. "Serviu para ilustrar a transculturação, para esclarecermos alguns conceitos, aproximar as geografias, diminuir o desconhecimento e potencializar os pensamentos entre a África, Portugal e o Amapá", salientou.
Após o diálogo, aconteceu o coquetel de lançamento da exposição "Despertar da Literatura Amapaense: autores tucujus", de autoria dos acadêmicos da Turma LLE-25 da Ueap. A exposição está localizada no hall de entrada do campus II, na Avenida Procópio Rola, entre as ruas Manoel Eudóxio Pereira e Hamilton Silva.
Cliver Campos/Sedel

Nenhum comentário: