quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ação do Rufar Literário reúne escritores e estudantes na Escola Estadual Paulo Melo


A ação do Rufar Literário reuniu escritores e estudantes na Escola Estadual Centro Supletivo Paulo Melo, na manhã desta terça-feira, 29. A atividade está inserida na programação da Feira do Livro do Amapá (Flap).
O Rufar Literário é um evento do Proler Amapá e da Flap, que promove o encontro de escritores locais com escritores convidados para ir às escolas e compartilhar suas experiências literárias, a valorização da leitura, como acontece o seu processo de criação e qual a importância do tema da Feira, que este ano aborda a "Leitura e Sustentabilidade" para a sociedade.

Estiveram reunidos na escola os escritores amapaenses Maria Ester Pena Carvalho, Manoel do Vale, Wilson Carvalho e o escritor paraense Cláudio Cardoso, que interagiram com os estudantes.
Maria Ester Pena falou sobre a sua primeira obra publicada. "Estou muito emocionada, essa é a minha primeira publicação, é um sonho realizado, meu trabalho foi selecionado pelo edital Simãozinho Sonhador e nesta terça-feira, 29, às 18h, na Casa do Artesão, lanço a obra "As aventuras do professor Pierre na Terra Tucuju", relatou.
Manoel do Vale, que também foi contemplado pelo edital Simãozinho Sonhador, destacou sobre a importância da valorização literária local. "Estamos aqui porque nosso trabalho está sendo valorizado, através de uma política de incentivo à literatura local. Dessa forma, todos ganham: o dono da livraria, o editor, o autor e o leitor e a economia local", enfatizou. Manoel lança a obra "Uns contos por aí", nesta quarta-feira, 30, às 18h, na Casa do Artesão.

O escritor e editor paraense Cláudio Cardoso, que já editou mais de 200 livros, foi convidado e também comentou sobre a importância da leitura para os estudantes. "A leitura faz com que você imagine e estimule a sua criatividade. Escrever é uma forma de eu conversar comigo mesmo e de colocar no papel aquilo que penso", salientou.
"Essa é uma oportunidade para as pessoas se interessarem mais pela leitura, buscar somar o conhecimento e, para quem deseja publicar um livro, como deve proceder", ressaltou a estudante Anne Caroline Santos da Silva.
Ainda na manhã desta terça-feira as ações do Rufar Literário aconteceram nas escolas Modelo Guanabara, Darcy Ribeiro e, a partir das 15h40, terão continuidade nas escolas estaduais Coaracy Nunes, Edgar Lino e, às 19h, na Escola Cecília Pinto.
O edital Simãozinho Sonhador é uma iniciativa do Governo do Estado de incentivar a produção literária no Amapá.
Cliver Campos/Sedel

Nenhum comentário: