quarta-feira, 28 de agosto de 2013

GEA e Sedel garantem o sucesso da etapa final dos Jogos dos Povos Indígenas

Equipes finalistas fazem 1 minuto de silêncio em homenagem a dois profissionais da Secom que faleceram em acidente quando iam cobrir os Jogos. Veja mais imagens aqui.A etapa final dos Jogos dos Povos Indígenas do Amapá ocorreu com sucesso na aldeia Manga, em Oiapoque. A competição aconteceu no período de 23 a 25 de agosto. Participaram os indígenas das etnias Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna, Wajãpi, Tiriyó, Kaxuyana, Txikuyana, Apalai e Wayana, que disputaram corrida com tora, corrida com jamaxi, corrida livre, subida no açaizeiro, natação, futebol, cabo de guerra, canoagem, arco e flecha, pescaria, arremesso de lança, pintura corporal e contos e mitos.






Na sexta-feira, durante a cerimônia de abertura do evento, houve apresentação da Dança do Turé, desfile das equipes e a execução do Hino Nacional Brasileiro pelos estudantes da etnia Karipuna, da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá; em seguida, as semifinais do cabo de guerra e futebol de campo masculino e feminino. No sábado, 24, aconteceram as provas finais de cabo de guerra, corrida com tora, corrida livre, zarabatana, arco e flecha, arremesso de lança, subida no açaizeiro e contos e mitos. Já no domingo, 25, ocorreram as finais do futebol masculino e feminino, provas de pescaria, canoagem, natação, pintura corporal, desfile para a escolha da miss indígena, apresentação do grupo guerreiros Karipuna e premiação.
O secretário do Desporto e Lazer, Mário Brandão, lamentou o que aconteceu com os profissionais da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) que faleceram a caminho da aldeia Manga. "Nós lamentamos profundamente o que aconteceu com os nossos colegas de governo, que vinham cobrir a competição aqui nessa comunidade. Que Deus possa confortar o coração dos seus familiares".






O titular da Sedel também destacou a importância do evento. "Foi um pedido especial do governador Camilo Capiberibe, logo que assumi em abril deste ano, que realizássemos a final dos Jogos Indígenas, iniciados em 2012. Como todas as comunidades já estavam presentes e tiveram uma grande logística para chegar até aqui, não cancelamos o evento. Os Jogos Indígenas oportunizam todas as comunidades do Estado do Amapá", salientou.






O cacique da aldeia Manga, Luciano dos Santos, também falou da importância dos Jogos. "Uma grande congregação entre os povos, um momento de alegria e reflexão sobre a nossa cultura. Esse não é um evento somente do Manga e sim de todos índios. Agradeço ao GEA e à Sedel que não mediram esforços para que os Jogos acontecessem para todos nós", reconheceu.
Guarnições da Força Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Militar fizeram a segurança do evento. A equipe de saúde do Polo Base da Sesai na aldeia, chefiada pelo enfermeiro Claudê Vargs, também esteve presente para qualquer eventualidade.
Vencedores dos Jogos dos Povos Indígenas 2013
Zarabatana Masculino: Márcio (Galibi-Marworno)
Zarabatana Feminino: Jaqueline (Galibi-Oiapoque)
Corrida Livre (M): Evaldo (Galibi-Marworno)
Corrida Livre (F): Lucinilda (Santa Izabel)
Corrida com Tora (M): Equipe Aldeia Manga (Karipuna)
Corrida com Tora (F): Equipe Estrela (Polo BR)
Corrida com Jamaxi (M): Osenildo (Galibi-Marworno)
Subida no Açaizeiro: Diego (Galibi-Marworno)
Arremesso de Lança: Dalton (Galibi-Oiapoque)
Arco e Flecha: Gefferson (Kuripi)
Natação (M): Edevaldo Karipuna (Aldeia Manga)
Natação (F): Jessiane Karipuna (Aldeia Manga)
Canoagem (F): Dupla Lucinilda e Betina Karipuna (Santa Izabel)
Canoagem (M): Dupla Roberto e Valdenir Karipuna (Santa Izabel)
Pescaria Casal: Iapaitar e Juarina Wajãpi (Aramirã)
Cabo de Guerra (M): Equipe Taminã
Cabo de Guerra (F): Equipe Galibi-Marworno
Futebol (M) Equipe Kunanã
Futebol (F) Equipe Kunanã
Contos e Lendas: Abel dos Santos (Piquiá-Polo BR Oiapoque)
Pintura Corporal: Anatana e Matheus Karipuna (Aldeia Manga)
Miss Indígena: Yasmin Karipuna (Aldeia Manga)
As equipes vencedoras ganharam troféus e medalhas; as segundas colocadas ganharam apenas troféus. A equipe vencedora no futebol feminino ganhou a importância de R$ 500 e a equipe masculina ganhou R$ 1 mil.
Cliver Campos/Sedel

Nenhum comentário: