domingo, 11 de agosto de 2013

11/08 - Dia do Garçom, Estudante e Advogado

Dia do Garçom, Estudante e Advogado

Garçom

Garçom é o empregado que serve em restaurante: refeições, café, bebidas e outros elementos de um cardápio. Geralmente são homens que enfrentam o árduo trabalho, uns trabalham durante o dia, outros no período noturno.

Para exercer essa profissão não se exige muito estudo, mas habilidade, esperteza no servir e cortesia.

Em restaurantes sofisticados eles se apresentam de terno, camisa branca e, nos mais populares, apenas guarda-pó.

É impressionante observar um garçom retirar os pratos e copos de uma mesa que já foi servida. Carregam de uma só vez muitas pilhas, com muita prática, sem derrubar nenhuma.

O garçom recebe também as reclamações dos fregueses sobre a comida ou a falta de higiene. Ele precisa ser paciente, educado, habilidoso e tolerante.

O que o deixa contente é quando os fregueses lhe oferecem uma boa gorjeta. Muitas vezes seu salário não é suficiente para o sustento familiar e uns trocadinhos a mais, quebra-lhe o galho.

Também há garçonetes, mulheres que trabalham em hotéis, bares, restaurantes, da mesma forma que os garçons.

Fontes: UFGNet e Soleis

Estudante

O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto, data em que, em 1827, foram criados os dois primeiros cursos de Direito do Brasil: um em São Paulo e o outro em Olinda.

Cem anos após a criação desses cursos, a data foi escolhida para homenagear a todos os estudantes.

De lá pra cá, a educação no país acompanhou seu desenvolvimento e cresceu sensivelmente. No entanto, este aspecto social ainda está longe de ser satisfatório.

Além da necessidade de melhoria da qualidade do ensino, há a necessidade de combater a repetência e a evasão escolar.

Embora estes indicativos tenham caído nos últimos anos, ainda estão presentes na realidade social brasileira.

Fontes: UFGNet e Soleis; IBGE

Advogado

O título de doutor foi concedido aos advogados por Dom Pedro I, em 1827. “Declara feriado o dia 11 de agosto de 1827”. Data em que se comemora o centenário da criação dos cursos jurídicos no Brasil. Os referidos documentos encontram-se microfilmados e disponíveis para pesquisa na Biblioteca Nacional, localizada na Cinelândia (Av. Rio Branco) – Rio de Janeiro/RJ.

A Lei do Império de 11 de agosto de 1827: “Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; dispõe sobre o título (grau) de doutor para o advogado”.

A referida Lei possui origem legislativa no Alvará Régio editado por D. Maria I, a Pia (A Louca), de Portugal, que outorgou o tratamento de doutor aos bacharéis em direito e exercício regular da profissão, no Decreto Imperial (DIM), de 1º de agosto de 1825, pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, e no Decreto 17874A de 09 de agosto de 1827.


Fonte: www.oab.org.br

Nenhum comentário: