quinta-feira, 27 de junho de 2013

Seletiva define finalistas da etnia Wajãpi para a grande final dos Jogos Indígenas 2012

Atleta Wajãpi competindo a prova de arremesso de lança. Outras fotos: aqui.A seletiva final dos Jogos Indígenas definiu os que vão representar a etnia Wajãpi para a grande final dos Jogos Indígenas 2012. A competição foi realizada no período de 23 a 25 deste mês, na comunidade do Tucano 2, localizada na região do município de Pedra Branca do Amapari.
Ano passado, os jogos foram paralisados em virtude de um incidente na aldeia Kumenê, na região do Oiapoque. Este ano, os jogos foram retomados em maio.
A seletiva foi executada pela equipe do Núcleo de Esportes, Participação e Aventura da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, e coordenada pelo assessor especial para Assuntos Indígenas da Sedel, Paulo Tupinambá.
Prova de subida no açaizeiroOs competidores disputaram as modalidades cabo de guerra, arco e flecha, arremesso de lança e subida de açaizeiro, corrida livre, corrida com tora e futebol de campo. Os resultados foram os seguintes:
Futebol de Campo Masculino e Feminino: a equipe Ytuassu venceu nas duas modalidades;
Cabo de guerra: Marirã (Masculino), Yueraretá (Feminino);
Corrida Livre: Neymar Wajãpi da equipe Ytuassu (Masculino), Karatu Wajãpi da equipe Aramirã (Feminino);
Equipe de futebol feminino do Ytuassu recebendo premiaçãoCorrida com Tora: Equipe Aramirã (Masculino e Femino);
Açaizeiro: Japaruki Wajãpi da equipe Aramirã (somente masculino);
Arco e Flecha: Samiri Wajãpi da equipe Ytuassu;
Arremesso de Lança: Sorín Wajãpi da equipe Aramirã.
A grande final dos Jogos Indígenas de 2012 está prevista para acontecer nos dias 26, 27, 28 e 29 de julho, na aldeia do Manga, em Oiapoque.
Cliver Campos/Sedel

Nenhum comentário: