segunda-feira, 17 de junho de 2013

Seed promove programação alusiva ao Dia do Orgulho Autista

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, promoverá no dia 18 de junho uma mesa redonda com o tema "Dia do Orgulho Autista: o que muda com a Lei nº 12.764/2012, na proteção dos direitos da pessoa com Transtorno de Espectro Autismo". A programação será  realizada no Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepa), das 8h às 12h.
Em 18 de junho é comemorado o Dia do Orgulho Autista e em Macapá o Dia Municipal do Autismo. Tal data foi criada por pais de pessoas no espectro autista, a bem de se demonstrar a satisfação pessoal com a melhoria da qualidade de vida de seus filhos.
Nos últimos anos, a discussão acerca dos aspectos relacionados ao Autismo, ou à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, tem aumentado no Estado do Amapá, a exemplo que ocorre no Brasil e no mundo. Tal aumento relaciona-se em parte ao processo de inclusão escolar e social.
No dia 27 de dezembro de 2012 foi promulgada a Lei n º 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Entre as diretrizes dessa política está a intersetorialidade no desenvolvimento das ações e das políticas e no atendimento à pessoa com transtorno; a participação da comunidade na formulação de políticas públicas e o controle social da sua implantação, acompanhamento e avaliação.
Rubia Duarte/Assessora de Comunicação Seed: 9182-7483 / 8125-5079

Nenhum comentário: