sexta-feira, 3 de maio de 2013

EAP coordena Jornada de Segurança Pública e Democracia


O Governo do Estado, por meio da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP) realiza a "Jornada de Segurança Pública e Democracia", no período de 29 de abril a 4 de maio, voltada para servidores do Eixo da Segurança Pública do Estado. O objetivo desta Jornada é desenvolver a formação dos servidores do sistema de segurança pública do Amapá de acordo com as diretrizes da Polícia Cidadã e Comunitária do Brasil.
A ação vai abranger a Polícia Militar, Bombeiro Militar, Sejusp e Polícia Civil. E vale ressaltar que os demais órgãos que compõem o sistema de Segurança estão inseridos no programa de formação da EAP, no entanto, serão envolvidos na próxima etapa, de acordo com o planejamento da Escola de Administração.
A solenidade de abertura será presidida, na segunda-feira, 29, no Centro Cultural Franco Amapaense, a partir das 8h seguida da palestra magna "O papel do Operador de Segurança Pública na Construção da Democracia", ministrada pelo consultor de segurança pública, Ricardo Balestreri.
A partir do dia 30 de abril, o conteúdo programático será ministrado pelos facilitadores, Rosa Gross e Paulo Goettems nas dependências da Escola de Administração, em duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde. O Curso contempla diversas disciplinas como: Relações Intra e Interpessoais; Polícia, Direitos Humanos e Democracia; Gerenciamento de Crises, Negociação de Conflitos e Uso Progressivo e Proporcional da Força; dentre outras.
O Conteúdo será trabalhado a partir de aula expositiva dialogada, trabalhos em grupos e apresentação de esquetes.
A Jornada faz parte do Programa de Obras e Ações do Governo do Estado do Amapá (PROAMAPÁ), que tem como uma de suas diretrizes, a formação e desenvolvimento dos servidores públicos, coordenada pela Escola de Administração Pública (EAP), cuja missão é contribuir com a melhoria dos serviços prestados a sociedade, por meio da capacitação de seus recursos humanos.
Perfil curricular Ricardo Balestreri
Atualmente, o consultor em Segurança Pública, Ricardo Balestreri é presidente Observatório do Uso Legítimo da Força e Tecnologias Afins, com sede na universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro. Trata-se da primeira iniciativa para observação e estudo do que a Organização das Nações Unidas (ONU) convencionou chamar de "uso diferenciado da força", no qual está inserida a adoção de dispositivos não letais.

Além da visibilidade em gestão de Segurança, Balestreri desenvolve carreira acadêmica enquanto professor no curso de pós-graduação "Especialização em Segurança Pública" e autor de livros de segurança pública e cidadania, o mais recente é titulado "Direitos Humanos: Coisa de Polícia".
Atuante em consultoria em segurança Pública, Balestreri foi Secretário Nacional de Segurança Pública no período de 2008 a 2010 e diretor de Ensino e Pesquisa do Ministério da justiça. Em sua trajetória foi incumbido, presidente da anistia nacional do Brasil.
Crisler Samara

Nenhum comentário: