terça-feira, 30 de abril de 2013

Sedel e surfistas comemoram sucesso do 13º Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca


Veja mais fotos: clique aqui.O 13º Campeonato Brasileiro de Surf Masculino e o 3º Campeonato Brasileiro de Body Board na Pororoca ocorreram com sucesso no Araguari. As competições aconteceram no período de 24 a 28 de abril, no rio Araguari, região do município de Cutias. O Governo do Amapá investiu R$ 120 mil para a realização do evento.
No primeiro dia, houve apenas o "Free Surf", o Surf Livre, para o reconhecimento da onda, e no início da noite aconteceu o ritual Auera Auara, que tem a finalidade de saudar as entidades da floresta, pedir a onda boa e permissão para surfar na pororoca. Também é uma saudação que significa desejar tudo de bom para outra pessoa.

A 13ª edição do Campeonato Brasileiro de Surf Masculino na Pororoca reuniu oito atletas: Adilton Mariano (CE), Franco Piserchia (SC), Stanley Gomes (AP), Josenildo Silva (AP), Serginho Laus (PR), Ícaro Lopes (CE), Amaury Oliveira (MA) e campeão Brasileiro da modalidade no ano passado, Rogério Barros (PA).
O campeão do 13º Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca foi o cearense Adilton Mariano Barros, que conquistou o hexa na competição, o vice-campeão foi Amaury Oliveira (MA).
"Há 15 dias, eu vim do Havaí direto para cá. Toda vitória tem um gosto especial. Ano passado, eu fui vice-campeão e este ano venci e conquistei o 6º título brasileiro surfando na pororoca", enfatizou Adilton Mariano Barros.
Já no 3º Campeonato Brasileiro de Body Board participaram quatro atletas: Alexandra Ereiro (PA), Gina Felix (SP), Paola Simão e Maria Helena Tostes (RJ). Com a exceção de Alexandra, as outras competidoras surfaram pela primeira vez na onda da pororoca. A campeã da modalidade foi a paulista Gina Felix.
"Surfar na pororoca é diferente. Agradeço a Deus pela oportunidade, estou emocionada e espero voltar e desafiar novamente a pororoca", salientou a surfista campeã de Bordy Board na Pororoca, Gina Felix.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá disponibilizou uma guarnição de 6 militares, comandada pelo tenente Santos, que fez a segurança do evento. A 13ª edição nacional de surf e a 3ª edição de Body Board na Pororca foram coordenadas pela Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo).
"Gostaria de agradecer ao Governo do Amapá, por meio das secretarias de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), da Comunicação (Secom) e do Turismo (Setur). Graças a Deus o evento foi um sucesso", destacou o presidente da Abraspo, Noélio Sobrinho.





Cliver Campos/Sedel

Nenhum comentário: