domingo, 14 de abril de 2013

I reunião de organização da Marcha das Vadias




A Marcha das Vadias (Slutwalk), movimento que articula frentes feministas do mundo inteiro, chegou à Macapá em 2012. Reunindo cerca de 300 pessoas na sua 1ª edição, a Marcha foi um marco da mobilização ativista pelos direitos das mulheres e contra a violência.

Construída de maneira plural, a Marcha das Vadias AP agrega coletivos de mulheres, estudantes, artistas, produtores culturais, sindicatos, associações, entidades governamentais e tod@s aqul@s que no dia a dia combatem toda violência e opressão contra as mulheres.

A 1ª edição da Marcha ao redor do mundo aconteceu em Toronto, no Canadá, depois da declaração de um policial que dizia que “mulheres não seria estupradas se não se vestissem como vadias.” A alegação causou grande polêmica por se tratar de uma das questões mais combatidas pelos movimentos de mulheres ao redor do mundo: a culpabilização da mulher quando sofre violência sexual. Justificativas como roupas curtas, maquiagem “exagerada”, mulheres que exercem sua sexualidade de maneira libertária, sempre foram tratadas como motivos “aceitáveis” pra que mulheres sofram violência. O movimento de mulheres não deixou passar.

Toronto colocou na rua mais de 5.000 pessoas na SlutWalk (Marcha das Vadias) que ganhou versões em todos os continentes. Os Estados Unidos se mobilizaram, guerrilheiras de Chiapas desceram para a cidade do México e marcharam, latino-american@s da Argentina, Chile e tantos outros se organizaram na Marcha de las Putas, Espanha, Inglaterra, Holanda e a Europa toda marcharam. Israel com sua singela e corajosa manifestação emocionou o mundo... Muitos outros países se juntaram às Vadi@s de todo o mundo e marcharam.
No Brasil, a Marcha começou em São Paulo e conquistou todas as regiões, e o Amapá não ficou de fora.

Na tarde de um sábado de Junho a cidade de Macapá saiu às ruas e disse não à violência contra a mulher. Mas também disse não a toda e qualquer forma de violência e opressão. Abraçou causas das mulheres do movimento LGBTT, das estudantes, das trabalhadoras... das mulheres do Brasil.
  
Esse ano a Marcha das Vadias AP inicia sua etapa organizativa em reunião que ocorrerá no dia 17/04, às 17hs, no Campus I da UEAP (Pres. Vargas). Participe você também e venha construir um mundo sem violência, sem opressão, um mundo mais digno para as mulheres. Um mundo mais digno para todas nós!

Rebecca Braga
Organização da Marcha Nacional da Vadias

Nenhum comentário: