segunda-feira, 29 de abril de 2013

Creap entrega aparelhos auditivos nesta terça-feira



O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) deu início ao processo de convocação de 1.080 pacientes que serão contemplados pelo Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (Sasa), recebendo aparelhos auditivos de forma gratuita. Nesta etapa será feita a confecção dos moldes, e a entrega dos equipamentos está programada para acontecer nesta terça-feira, 30, no prédio do Creap.

O objetivo do programa é oferecer inclusão social à população por meio da realização de exames auditivos, e posteriormente a entrega do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) - mais conhecido como aparelho auditivo – este, por sua vez, é caro e de difícil acesso à maioria da população.

De acordo com a diretora do Creap, Fernanda Rocha, o primeiro passo para conseguir o pequeno aparelho auditivo é a através da solicitação médica, além da apresentação de documentos pessoais. "Além destes, o paciente deverá apresentar documentos de identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e cadastrar-se no serviço", explica.

Para a aquisição dos equipamentos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) assinou contrato com quatro empresas fornecedoras de aparelhos auditivos. Desde o dia 1º de abril, os pacientes já começaram a ser chamados para confecção do pré-molde que serão enviados para as empresas. "O Creap fará a entrega de 120 aparelhos por mês, para 60 pacientes", comenta a diretora do centro.

A doação de aparelhos auditivos no Amapá teve início no Creap, em 1997. Hoje, o serviço foi credenciado na média complexidade para avaliação, diagnóstico, consulta otorrinolaringológica, exames audiológicos, seleção e adaptação de aparelho auditivo para pacientes acima de três anos e bilateral, conforme portaria do Ministério da Saúde nº 275, de 27 de julho de 2011. De dezembro de 2010 a setembro de 2011 já foram entregues 280 aparelhos.

Alieneu Pinheiro
Assessor de comunicação/Sesa: 8129-1345/9173-4294

Nenhum comentário: