sábado, 2 de março de 2013

A Banda completa 48 anos



A Banda completa hoje, 48 anos. O bloco de sujos A Banda foi criado em 02 de março de 1965. Por ser uma música de protesto, o bloco adotou A Banda, de Chico Buarque, como tema. Hoje na Banda toca de tudo, frevo, axé, as tradicionais marchinhas e outros ritmos populares, sem esquecer, é claro, da música tema. Mas a origem vem dos tempos das batalhas de confete do Barrigudo no trem, do Bar Caboclo, do Canta Galo, do Bar Du Pedro no Mercado Central.

Junto com a Banda nasceu a Chicona, uma boneca com cerca de três metros de altura que é considerada uma das principais atrações e a matriarca da festa. Ela foi inventada por Cutião - ele era quem estava por debaixo dos panos da boneca gigante. Depois surgiram outros bonecos, o marido, Anhangüera, os filhos, Arizinho e Cuteão, e a boneca Iracema, uma homenagem à D. Iracema Carvão Nunes, esposa do Cel. Janary Gentil Nunes, primeiro governador do Amapá. O então governador, Roberto Souza Rocha, mandou a guarda municipal barrar a banda em plena avenida FAB. Isso por que o bloco estava apoiando politicamente o candidato a deputado federal, Coronel Janary, adversário do governador.

A brincadeira deu certo e todos os anos muitas pessoas vão para as ruas com suas fantasias improvisadas. "A Banda é a maior diversão do carnaval amapaense. Prova disso é que, há 48 anos, saímos às ruas com apenas 100 rapazes vestidos de mulher e atualmente reunimos milhares de pessoas: homens, mulheres, crianças, idosos. A cada ano que passa ganhamos mais espaço. Antes não recebíamos nenhum tipo de apoio ou patrocínio, mas agora as coisas mudaram. Tanto o governo quanto o empresariado local fazem questão de investir nessa brincadeira que passou a ser patrimônio cultural de Macapá", diz o presidente do bloco, José Savino. 

Nenhum comentário: