segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Equipe da Sedel vai ao município de Oiapoque para discutir sobre os Jogos Indígenas


Uma equipe da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) viaja nesta terça-feira, 26, ao município de Oiapoque para participar da Assembleia Indígena que acontecerá na quarta-feira, 27, a partir das 8h, na aldeia do Manga. O objetivo do encontro é discutir sobre a última etapa dos Jogos Indígenas 2012, que iniciou em agosto do ano passado e está prevista para encerrar em abril próximo. Também será debatida a realização dos Jogos Indígenas 2013, marcada para agosto deste ano.
A competição reúne todos os povos indígenas do Amapá: Galibi Marworno, Galibi, Karipuna, Palikur, Wajãpi e Wayana Apalaí.
Serão disputadas 14 modalidades: futebol de campo (masculino/feminino), corrida com tora (masculino/feminino), corrida de jamaxi (masculino), cabo de guerra (masculino/feminino), arco e flecha (masculino), canoagem em dupla (masculino/feminino), pinturas indígenas (casal), subida no açaizeiro (masculino), contos e mitos (masculino/feminino), pescaria (dupla), zarabatana (masculino/feminino), arremesso de lança (masculino) e corrida tradicional (masculino/feminino).
Os Jogos Indígenas são uma realização do Governo do Amapá, por meio da Sedel, com a coordenação do Núcleo de Esporte, Participação e Aventura (Nepa).

Nenhum comentário: