terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Parabéns Solidariedade! 30 anos de Carnaval


Foi no início dos anos 80, no antigo bairro Jacareacanga, hoje bairro Jesus de Nazaré, que uma moçada da vila da Ipase, fundou um bloco de rua denominado SOLIDARIEDADE, em homenagem ao movimento dos trabalhadores poloneses, que tinha como presidente o Sr. Lech Walesa líder grevista de operários no Porto de Gdavansk Varsóvia no período de 1979 a 1981.
O bloco desfilava dentro do próprio bairro, tempos depois o bloco foi desfeito, e posteriormente o Sr. BERLAMINO CESAR PICANÇO (Beloca), iniciou um ensaio em frente sua residência no meio da Rua Leopoldo Machado, entre as Avenidas: Ana Nery e Marcílio Dias, lugar de muito movimento, principalmente de veículos, MARIA VILÇA NUNES NOGUEIRA (tia Vilça), sensibilizada com a situação resolveu chamar o “Beloca” para uma conversa, e ofereceu-lhe o quintal de sua residência situado na Rua Leopoldo Machado, 299, Jesus de Nazaré, para que fossem realizados os ensaios, ela nunca imaginou que começaria ali uma linda e grande história do samba amapaense. Aproveitando o momento daquela conversa varias liderança lideranças do bairro que ali juntos estavam resolveram fundar um bloco organizado e registrado.

No momento encontravam – se presentes: BELARMINO CÉSAR PICANÇO (BELOCA), o idealizador que sugeriu o nome do bloco SOLIDARIEDADE, o qual foi o primeiro presidente, já que o bloco da vila havia se desfeito, MANOEL NUNES RAMOS (DUCA) vice-presidente (vendeu uma casa para ajudar o bloco), PEDRO CRISPIM (BACABINHA) custeou a primeira fantasia da porta bandeira, RAIMUNDO NONATO NUNES DA SOLEDADE (NONATO SOLEDADE) trabalhava no bar com tia Vilça, junto com WILSON MARCIEL DE ARAUJO (CARECA) sugeriram as cores que o bloco usaria VERDE, VERMELHO E BRANCO, MARIA VILÇA NUNES NOGUEIRA (TIA VILÇA) que, além de ceder o quintal de sua residência, vendia feijoada e doava parte da renda do seu boteco para o bloco, RAIMUNDO LINO DA SOLEDADE (DICO) mandou confeccionar a primeira bandeira e algumas fantasias de brincantes, PORFÍRIO SOUZA (PORFIRÍO) primeiro mestre de bateria, ADELSON UCHÔA secretariava as reuniões e FRANCISCO BARRIGA FOTUNATO (mariposa). Esses foram os membros que participaram da reunião de fundação do BLOCO SOLIDARIEDADE. O primeiro desfile teve como primeiro enredo “NOSSAS TRADIÇÔES”, primeiro compositor “TADEU”, primeiro cantor “BELOCA”, primeiro mestre sala “PARAGUAÇÚ”, primeira porta bandeira “SOCORRO BACABA”, primeira rainha da bateria “ANA BACABA”, primeira costureira MARIA BRAGA (costurou todas as fantasia ), “PROFESSOR SILVA LUZ” emprestou os instrumentos da escola COARACY NUNES para a bateria.
No primeiro ano passamos como bloco, o desfile era na Av. FAB em 1983, e em 15 de fevereiro de 1984, passamos de bloco para escola de samba do 2º grupo, com o nome Grêmio Recreativo Império de Samba Solidariedade surgia na história do samba amapaense sob a coordenação do seu 1º presidente, Sr. Belarmino (Beloca). Tendo como principais fundadores Nonato Soledade, Francisco Fortunato, Manoel Gomes, Wilson Maciel, Raimundo Lino, Vilça Nunes, Adelson Uchoa, Belarmino Picanço e Porfiro.
O Solidariedade chegou a galgar os seus três títulos oficiais mais importantes: 1993 (Campeão do Carnaval – Grupo de Acesso), sob a presidência de Deusarina Isackson; 2006 (Campeão do Carnaval – Grupo de Acesso), sob a presidência de Francisco Fortunato; 2008 (Campeão do Carnaval dos 250 Anos de Macapá), também sob a presidência de Francisco Fortunato.
Hoje, a escola possui 30 anos de existência, incluindo os anteriores a era Sambódromo. São ao todo 29 carnavais, sendo 28 enquanto escola de samba e 01 na qualidade de bloco carnavalesco.

O Soli esteve por duas vezes no grupo especial, o das melhores escolas de samba do Amapá, sendo que somam dois anos do seu decesso.

Pela entidade já passaram mais de 2.500 pessoas associadas, incluindo dirigentes, e, dessa consagração temos os seus presidentes: Belarmino César Picanço, Carlos do Rosário Peru, Nonato Souza, Deusarina Isackson, Sarges Lima, Izomar Jucá, Osmundo Barreto, Nonato Soledad, Francisco Fortunato, Durval Melo, e atualmente é presidida por Lizete D’Abadia. Totalizando 11 presidentes até aqui.

OBS: ESSA HISTÓRIA FOI CONTADA POR NONATO SOLEDADE E DIGITADA POR NAZARÉ SOLEDADE.



Nenhum comentário: