quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Eleitor que não votou no segundo turno tem até amanhã para justificativa


Os eleitores que faltaram ao segundo turno das eleições de 2012, que ocorreu no dia 28 de outubro, devem justificar a ausência até amanhã, 27 de dezembro. A justificativa deve ser feita por meio de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) dirigido ao juiz da Zona Eleitoral onde o eleitor é inscrito.

O comparecimento ao Cartório Eleitoral é obrigatório na justificativa, bem como a apresentação de documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento no pleito, que será analisada pelo juiz eleitoral.
Cada justificativa vale para apenas um turno do pleito, ou seja, se o eleitor faltou em ambos os turnos das eleições desse ano e fez a justificativa apenas para o primeiro deve comparecer novamente para justificar a ausência no segundo turno.

O eleitor pode justificar a ausência às eleições tantas vezes quantas forem necessárias, mas deve estar atento a uma eventual realização de recadastramento biométrico no município onde for inscrito, o que poderá levar ao cancelamento de seu título eleitoral. Se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.
No Amapá, estão aptos a votar 447.358 pessoas, sendo que no segundo turno 46.301 eleitores não compareceram aos seus locais de votação (Fonte: Sistema ELO/TSE).

Fonte: Ascom/Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá

Nenhum comentário: