sábado, 4 de fevereiro de 2012

TRIO DEMOLIDOR PREPARA FESTA NESTE DOMINGO

O maior trio da cidade se prepara para sair acompanhado o carnaval mais popular do Amapá, a Banda. No caso do Trio Demolidor, a palavra maior não se refere a tamanho, e sim à diversão que proporciona por onde passa chamando a atenção pela potência e animação dos que correm atrás dele, que já é tradição no Laguinho. Os coordenadores preparam o Trio pelo 14º ano e organizam neste domingo, 5, uma feijoada para começar a entrar no clima de carnaval e arrecadar recursos para botar o bloco na rua sem medo dos demais trios de proporções gigantescas perto do Demolidor.
Nascido no Laguinho, bairro conhecido por inventar motivos para festa e confraternização, o Trio entra para a história pelo tamanho, ousadia e pelas regras que são seguidas à risca. Homens e mulheres entram na brincadeira sem preconceito ou machismo e dividem as tarefas de carnaval. Só corre atrás do Trio se for homem, eles têm direito à camisa e podem desfilar à vontade. As mulheres cumprem, sem inferioridade, suas tarefas de ajudar a organizar, enfeitar os homens, fazer o caldo e esperar que voltem pra servir.
Assim como o Trio Demolidor, a Lei foi criada em meio à festa e ninguém contesta, faz parte da brincadeira. “Todo mundo participa, sem preconceito, mas atrás do Trio só pula quem é homem, de saia, só a atração que é do sexo masculino e se veste de mulher”, diz Adelaide Espíndola, da coordenação. Ela refere-se à Tieta, que é a mascote do Trio e respeitada por todos. Ela é responsável por animar a folia e fazer as graçinhas sempre com deferência com quem assiste a passagem do grupo, seja na Terça-Feira Gorda ou no primeiro amanhecer do ano, quando ele percorre o Laguinho anunciando que o carnaval está chegando.
Foi no centro do Laguinho, na avenida Mãe Luzia que tudo começou em 1997 quando a família Espíndola decidiu criar mais uma novidade sem imaginar que entraria para a coleção de tradição e história do bairro. A imaginação levou os homens da casa a montar um carrinho de madeira com rodinhas e duas caixas de som em cima para sair na Banda. Chamando a atenção da vizinhança, que respira carnaval e só espera uma oportunidade para festa, eles foram seguidos por alguns amigos até o final da Banda.
No carnaval seguinte, seu Chimbo, como é conhecido Carlos, o pai dos inventores do Trio, usou seu conhecimento em mecânica e tratou de fazer uma nova estrutura que deu origem ao Trio Demolidor. Essa miniatura ganhou cores, som, alto falante e uma legião de fãs de todas as idades. Pra crianças é um brinquedo colorido e sonoro, para os adultos, ele conduz alegria do carnaval, une gerações e é o retrato perfeito do passatempo preferido de quem mora no Laguinho: reunir amigos e família, rir e se divertir, sem esquecer de agradecer à Deus no final da festa por mais um ano de folia.

Neste domingo a família Espíndola, amigos e moradores da Mãe Luzia reúnem todos para começar os preparativos. Um dia de lazer para crianças e adultos com feijoada e churrasco e o direito a uma demonstração do Trio Demolidor e ensaio para o carnaval atrás da maior Banda do Norte do Brasil.

Mariléia Maciel

Nenhum comentário: