quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Macapá divulga ações para o carnaval 2012

A Prefeitura de Macapá estará presente nas ações do Carnaval 2012, através dos órgãos municipais que atuam em setores como trânsito, turismo, meio ambiente, desenvolvimento urbano, limpeza pública e saúde.

Nos dias de desfile, os agentes de trânsito da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) estarão realizando blitz nos locais de acesso ao sambódromo. No ano passado, as ações ocorreram com apoio do Departamento Estadual de Trânsito. O município convidou o órgão novamente este ano.

Além disso, médicos e enfermeiros estarão prestando atendimento e agentes de saúde distribuirão preservativos e entregando cartilhas sobre prevenção. As ações de saúde durante o período do carnaval são necessários pois estudos realizados com base nos dados do programa Saúde da Família demonstram que o mês de novembro é um dos de maior natalidade. “É reflexo das gravidezes indesejadas que iniciam justamente durante o carnaval”, explica o secretário Otacílio Barbosa.

Quanto ao licenciamento dos eventos carnavalescos, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semduh) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) já receberam as solicitações de licenças de uso do solo e de sonorização. Juntas, as taxas somam mais de R$ 200 mil. A Prefeitura estuda isentar as escolas do pagamento dessas taxas, como tem feito nos ensaios, como forma de investimento no carnaval. Somados, impostos com ensaios e o desfile ultrapassam R$ 500 mil.

Turismo
A Prefeitura de Macapá também firmou parceria com a empresa aérea Gol, que está com promoção nos vôos com destino a Macapá. A idéia é trazer o maior número de turistas para as duas principais comemorações de fevereiro: o aniversário da cidade e o carnaval.

Nos postos de venda da empresa, a prefeitura está disponibilizando material publicitário que destacam a cidade, sua história e pontos turísticos. Os textos são de autoria do sociólogo Fernando Canto.

Além disso, dentro das aeronaves, estão sendo distribuídos panfletos com informações da cidade. Um deles diz:

“Dentro de poucos minutos você estará pousando em Macapá, a única capital da Amazônia banhada pelo rio Amazonas. Nela você poderá contemplá-lo com suas marés, passear na orla e sentir no rosto o vento que vem de longe trazendo a poesia e a verve dos ancestrais que formaram o povo macapaense. Apesar de ser fundada apenas em 1758, Macapá, cujo nome significa lugar das bacabas, há muito tempo era objeto da cobiça estrangeira, tanto que o seu primeiro nome foi o de Adelantado de Nueva Andaluzia, dado pelo rei da Espanha, em 1544, a Francisco Orellana, o descobridor do rio das Amazonas. Depois foi colonizada por açorianos e povoada em seguida pelos descendentes de índios tucuju e de escravos africanos que para cá vieram para construir a Fortaleza de São José de Macapá. Ela é a maior fortificação militar do período colonial do Brasil e está localizada na frente da cidade, na margem da grande baía de Macapá.
Hoje, com cerca de 400 mil habitantes, a capital amapaense é o orgulho de uma gente feliz e hospitaleira e rica na sua diversidade ambiental e cultural.
Abençoada pelas águas, ela também se banha diariamente da energia da luz do equador, pois está esperando você no meio do mundo, sob a linha imaginária que divide o planeta.
Celebre esta data conosco e com a GOL. Conheça Macapá.
04 de fevereiro de 2012. 254º anos de fundação de Macapá”.

Com a parceria, o prefeito Roberto Góes espera potencializar o turismo local. Outra medida é a reativação dos CATs (Centros de Apoio ao Turista), onde ocorrerá a distribuição de folderes, mapas da cidade e indicação de hotéis e locadoras. A reativação dos CATs é uma iniciativa da nova coordenadora de turismo, Luzia Grunho, numa parceria com a operadora de telefonia Vivo.

Prefeitura de Macapá
Coordenadoria de Comunicação

Nenhum comentário: