sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Parabéns Império do Povo!

A Fundação da Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo confunde-se com a tradição de se fazer carnaval de rua no município de Santana. Desde os anos 70, a Escola de Samba Santanense de nome “UNIDOS DO AMAPÁ” já abrilhantava com honra e galhardia, representando este município, nos desfiles em Macapá. Aquela agremiação naqueles tempos era originalmente constituída por funcionários da ICOMI, e como lembrança daqueles dias de folia nos deixaram gravado o Samba de Enredo “Exaltação ao Amapá”, uma genial composição de Max Darlindo, compositor reconhecidíssimo dentro da comunidade do Samba do Amapá, que no ano de 1972 tornou-se Campeã do Carnaval amapaense, vindo no ano seguinte representar o Enredo “O Mundo Encantado das Crianças.”
Desde então, o carnaval de Santana sempre procura preservar sua tradição. Já nos anos 80, surge no cenário carnavalesco de Santana a Escola de Samba Império Santanense, que após filiar-se à Liga das Escolas de Samba do Amapá – L. E. S., em Macapá, veio a alcançar a 2ª colocação como título maior de sua existência, no desfile das Escolas de Samba, defendendo o Samba de Enredo, “Sofia, a Sereia do Porto”, uma composição de Bi Trindade e Ricardo Rodrigues, tendo como intérprete Olavo Almeida.
Após uma grande dissidência dentro da Escola Império Santanense, a mesma se extingue e dá origem a duas novas agremiações carnavalescas em Santana, que foram o Bloco do Povo e a Konstituinte, as quais durante alguns anos foram as principais rivais dentro do carnaval de rua de Santana. O Bloco do Povo desde aqueles tempos já era admirado e respeitado pela comunidade do samba do Amapá, por abrigar compositores e intérpretes de renome dentro do cenário cultural do estado.
Após longos anos de existência, folia, alegrias e glórias, a Diretoria da Escola Império do Povo decidiu por regularizar de fato e de direito a entidade, fundando-a desta vez com o nome de Associação Recreativa Escola de Samba Império do povo, ARESIP, em 03 de Fevereiro de 1993, data de seu aniversário.

Nenhum comentário: