quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hospital de Emergência monta equipes para receber pacientes durante o Carnaval

O Hospital Estadual de Emergência (HE), principal referência no Estado em atendimentos a pacientes politraumatizados, trabalha na adequação das escalas de plantão dos profissionais de saúde que irão trabalhar dentro do hospital durante o período do Carnaval deste ano. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que pretende imprimir um atendimento mais ágil e eficiente destinado a demanda de pessoas que buscarem socorro médico durante o Carnaval.

Segundo o coordenador de Enfermagem do HE, Heverton Coelho, a escala de plantões dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares está pronta. Ele diz que estes profissionais irão trabalhar em regime de plantão com equipes que revezarão das 7h às 19h e das 19h às 7h.

Heverton ressaltou que em época de Carnaval, o HE registra um aumento expressivo na demanda de atendidos no hospital. A maior incidência é de pessoas vítimas de acidente de trânsito. O enfermeiro acrescentou que em muitos casos o abuso no consumo de bebida alcoólica resulta nos acidentes automobilísticos registrados em Macapá e Santana, e que refletem diretamente no "estrangulamento" do atendimento no HE.

Neste período de Carnaval, o hospital também recebe pessoas com sintomas de distúrbios gastrointestinal e até coma alcoólico. "Existem situações em que o caso requer um atendimento médico que pode ser oferecido na rede de Atenção Primária, de responsabilidade dos municípios", disse.

Em Macapá existem duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA,s), o Lélio Silva, no bairro Novo Buritizal e o Marcelo Cândia, na zona Norte da capital, que funcionam 24 horas. O Hospital Estadual de Santana também atende em tempo integral.

O diretor clínico do HE, médico João Lago, enfatizou que a escala de plantões dos médicos também foi reforçada para este período de Carnaval. Além dos profissionais médicos, o hospital dispõe de medicamentos e correlatos suficientes para o atendimento.

O médico João Lago também sustentou a afirmativa do enfermeiro Heverton Coelho, de que os acidentes de trânsito lideram o ranking de atendimento no HE. O médico arriscou em dizer que cerca de 80% dos atendimentos na área de ortopedia são de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, a maioria motociclistas.

Edy Wilson/Sesa

Nenhum comentário: