quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hemoap realiza campanha de doação para garantir estoque de sangue no Carnaval

Gesto de doar sangue ajuda a salvar muitas vidas e o Hemoap se mobiliza na coleta para suprir necessidades de emergência das unidades de saúde

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) realizará nos dias 16 e 17 de fevereiro a campanha "Caia na Folia, Valorize a Vida. Doe Sangue", com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do ato de doar, garantindo assim o estoque de sangue no feriadão de Carnaval.

Durante a ação o Hemoap vai desenvolver diversas atividades como palestras em instituições públicas, distribuição de folders, abordagem no trânsito, visitas a faculdades, terminais rodoviários e posto policial rodoviário federal no Km 9 da BR-210.

O diretor do Hemoap, Ivan Daniel, explica que durante o período de grandes feriados a tendência é cair o número de doações no Hemocentro e, portanto, é importante ressaltar que o Hemoap atende solicitações de bolsas de sangue para suprir as necessidades de emergência das unidades de saúde de todo o Estado.

"O ato de doar é muito importante e é pensado dessa forma que o Instituto vem realizando diversas campanhas, oportunizando que as pessoas exerçam a sua cidadania. A doação de sangue é uma forma muito simples de contribuição. Além disso, é gratificante, o doador tem a sensação do dever cumprido, sabendo que através de seu gesto muitas vidas são salvas", diz Ivan.

Para ser um doador de sangue o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.

Cristiane Mareco/Secom

Nenhum comentário: