quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Comando promete 1.700 PMs nas ruas durante o Carnaval

A operação inicia dia 7 e se estende até 21, na terça-feira gorda


A Polícia e o Corpo de Bombeiros Militares definiram o cronograma do trabalho de segurança que será feito durante o período carnavalesco 2012. No sambódromo o trabalho em conjunto será feito com a ajuda de câmeras.
A operação carnaval da polícia militar começa no dia 7 com a atuação dos policiais do Batalhão de Trânsito (Bptran) que acompanharão os ensaios e termina na terça dia 21. Para a segurança dos foliões, a polícia vai intensificar os trabalhos. “Vamos por em ação 1.700 policiais nas ruas que estarão distribuídos no trânsito, no entorno do sambódromo e nos demais eventos de carnaval”, afirmou o comandante da Polícia Militar Pedro Paulo da Silva Rezende.
O número de ocorrências do ano passado diminuiu 11% em relação ao ano anterior, resultado considerado bom. Vale acrescentar que não houve programação oficial em 2011 – quando o desfile no sambódromo foi cancelado por desentendimentos entre o governo do Estado e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
Ainda de acordo com a polícia, 11 homicídios foram registrados em 2011 no período de Carnaval. As ocorrências nesta época estão, na maioria das vezes, relacionadas aos excessos. “A gente tem muito trabalho no Carnaval por conta do alcoolismo, muitos exageram e acabam causando acidentes de trânsito e até desavenças. Por isso, este ano a meta é diminuir as ocorrências”, conclui Rezende.
Na micareta de Santana também haverá policiamento intensificado, nos outros municípios apenas os policiais das unidades locais é que farão a segurança dos foliões. Em razão da demanda ser menor no interior não haverá deslocamento de policiais.


Trânsito
Segundo o subcomandante do Batalhão de Trânsito (Bptran), major Erielton Gonçalves o trabalho de segurança no trânsito será enérgico para prevenir acidentes. “No sambódromo nós estaremos com cerca de 40 policiais, a fiscalização será focada nos condutores de veículos que estiverem dirigindo sob efeito de álcool, sem carteira de habilitação, sem documentação do carro ou sem segurança nenhuma,” informou.


Corpo de Bombeiros
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Miranda assegurou que cerca de 40 a 60 bombeiros irão trabalhar na escala extra formada por profissionais que prestarão serviço nas ruas, nos eventos de carnaval. “Tanto no carnaval da zona norte que inicia antes da data oficial de carnaval quanto no sambódromo cerca de 40 a 50 bombeiros estarão trabalhando. No período de 17 a 21 os bombeiros estarão nos desfiles dos blocos e das Escolas de Samba, teremos maqueiros, ambulâncias, caminhões de incêndio e de buscas, enfermeiros e médicos para dar suporte”, disse.
No sambódromo foram feitas vistorias pelo Corpo de Bombeiros que solicitou reparos na estrutura e equipamentos que estavam faltando para o atendimento dos foliões, os barracões também foram vistoriados. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Na banda a preocupação é sempre maior devido à aglomeração de pessoas no longo percurso. Neste último dia de carnaval o policiamento será maior e o corpo de bombeiros vai dobrar o número de oficiais nas ruas.


Dicas de SegurançaA Polícia Militar ainda sugere algumas ações para a segurança nos dias de folia:


Estacione o veículo em local seguro, de preferência onde tenha vigilância;
Evite abrir carteiras e contar dinheiro na frente de outras pessoas;
Não carregue documentos, grandes quantias de dinheiro, cartões bancários e talões de cheque;
Nos locais de grande circulação, evite usar ou exibir o telefone celular;
Ao entregar o seu cartão em um estabelecimento comercial, não o perca de vista;
Suspeite de pessoas que se aproximam com conversas simpáticas ou pedindo informações;
Não aceite alimentos ou bebidas de estranhos;
Evite carregar equipamentos eletrônicos ou objetos de valor;
Mantenha seus pertences em local seguro junto ao corpo;
Se beber não dirija, e se for dirigir, não beba;
Em caso de emergência, ligue 190.


Alexandra Flexa (Jornal a Gazeta)

Nenhum comentário: