quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PARABÉNS PIRATAS ESTILIZADOS


Da união de vários sentimentos em favor do Carnaval de rua, surge em 05 de Janeiro de 1974, o Bloco "Piratas Estilizados", nome dado pela fundadora e 1ª Presidente a Estilista Celi Del Castilho, a qual utilizava o nome a um pequeno grupo de pessoas do laguinho, quando saiam para brincar o carnaval nos clubes da cidade. Mas só nos clubes não bastava, sentiam vontade também de brincar o carnaval de rua de maneira diferente do que eram apresentados até então pelos blocos existentes. Sonhavam com um bloco representante do bairro para competir com o bloco Pererê-Pererê, que naquela época era considerado um bloco de elite, o qual muitos não tinham acesso. Como bloco de 1974 á 1979, Piratas Estilizados ganhou todos os campeonatos, sempre com temas criativos, sambas de empolgação que contagiavam o público.

Assim, o sonho dos idealizadores de Piratas Estilizados se concretizou em uma reunião realizada na Sede dos Escoteiros Veiga Cabral, exatamente em 05 de Janeiro de 1974. Neste ano o antigo bloco passou a se chamar "Grêmio Recreativo Piratas Estilizados", desfilando pela primeira vez na av.Fab e por ironia do destino, conquistando seu primeiro título no carnaval de rua com o enredo "Homenagem ao Pirata", que dizia: "De venda nos olhos e cabeça amarrada, já vou eu, já vou eu..."

De 1980 á 1987, Piratas Estilizados continua a brilhar como escola de 2º Grupo, categoria que era um grupo de escolas mais jovens que competiam entre si no carnaval amapaense, e nesse período a escola com a mesma criatividade e originalidade continuou ganhando consecutivos campeonatos.

E finalmente a partir de 1988 Piratas Estilizados é reconhecido como Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados, passando a fazer parte do grupo especial do carnaval amapaense. Em 1996, último ano da era Avenida FAB, com o Enredo "Entre Risos e Lágrimas no Palco da ilusão" consagrou-se campeã.
Daí em diante a escola nunca deixou a desejar na apoteose do samba, sempre se mantendo nas primeiras colocações com seu estilo inovador que marcam sua trajetória de glórias no Carnaval Amapaense.

Nenhum comentário: