quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O G.R.E.S. Emissários da Cegonha completa hoje 37 Anos de Carnaval!

Do Coqueiro Verde a Emissários da Cegonha: a irreverência de sempre

Em 06 de Janeiro de 1974, um grupo de jovens amigos que se reuniam no antigo igapó, onde hoje está localizada praça Floriano Peixoto, imbuídos no sonho de abrilhantarem o carnaval de rua amapaense resolveram criar um bloco chamado Coqueiro Verde, que já nasceu alegre, despojado e irreverente. Mas depois de muitas meninas terem ficado grávidas á sombra do coqueiro, o nome do bloco carnavalesco foi mudado para Emissário da Cegonha.
Por três anos o bloco teve como sede improvisada a residência da senhora Deolinda Teixeira Cardoso, na Tiradentes esquina com a Ataide Teive. Após esse período, o bloco foi dirigido pelos familiares do “Caveira”, figura ilustre do bairro e morador antigo que juntamente com Deolinda e familiares, desempenharam um papel muito importante que foi o de incentivar o bloco para que pudesse abrilhantar os carnavais de rua da cidade.
A participação do bloco nos desfiles oficiais rendeu-lhe o titulo de campeã do ano de 1976, com o tema “sinal dos Tempos”, samba de autoria da própria Deolinda em parceria com “Sabazinho”. A conquista do titulo serviu para consolidação definitiva do bloco no bairro do Trem.Por decisão de seus brincantes, em 1987 o bloco deixa de existir e é criado o Grêmio recreativo Escola de Samba Emissários da Cegonha, tendo como presidente Roberto.
Em 1991, a escola conquista o seu primeiro titulo como campeã do segundo grupo, em função do grandioso trabalho realizado pelo então presidente Gilberto Martins. Em 1998 foi Campeão do Grupo de acesso no Sambódromo.

Nenhum comentário: