quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eleitor: confira a ordem de votação dos candidatos

No pleito do próximo domingo (03/10), 135,8 milhões de brasileiros deverão ir às urnas. No Amapá estão cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral 420.799 eleitores, distribuídos em 13 zonas eleitorais. Neste ano, o eleitor deve votar em seis candidatos para o preenchimento dos cargos em disputa. Para facilitar e agilizar a votação, a Justiça Eleitoral incentiva o eleitor a levar uma “cola” (que pode ser impressa no site (www.tse-gov.br), com os números de seus candidatos anotados, tendo em vista que, nesta eleição, o cidadão terá de digitar 25 teclas para concluir a sua votação. Esse número pode ser ainda maior, caso haja a necessidade de corrigir algum dígito. A cola disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ser preenchida no próprio computador e impressa já com os números dos candidatos, ou se o eleitor preferir pode fazer a anotação com caneta.

ORDEM DE VOTAÇÃO

Assim que entrar na cabine de votação, o primeiro voto será para deputado estadual (cinco dígitos); em seguida deputado federal (quatro números); na sequência os senadores (são três dígitos e dois diferentes senadores); em seguida o eleitor vota no governador (dois dígitos); e por último o presidente da República (também dois números).

IMPORTANTE

Na votação para deputado estadual e federal aparecerá somente a foto do candidato escolhido. Já para senador, além da foto do titular, aparecerão também os nomes e as fotos dos dois suplentes da chapa. É importante lembrar que o eleitor deve votar em candidatos diferentes para este cargo. Se o eleitor votar duas vezes no mesmo candidato a senador, o segundo voto será considerado nulo. A foto e o nome do vice do governador e do presidente da República também serão mostradas antes de o eleitor confirmar o seu voto. Após digitar o número de cada um dos escolhidos e conferir a foto de seu candidato na tela, o eleitor tem de confirmar o seu voto. Caso digite algum número errado e a foto não corresponder ao seu escolhido, o eleitor tem de apertar a tecla corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto. Depois de confirmar o voto em algum candidato, não existe possibilidade de voltar atrás. Aquele voto já foi computado pela urna. A expectativa do TSE é de que cada eleitor gaste, em média,1 minuto e 30 segundos para votar
.

Fonte: TSE

Nenhum comentário: