sábado, 22 de maio de 2010

Marabaixo:Domingo do Espírito Santo‏

Nas Ruas do Laguinho



Neste Domingo, 23 de maio a Associação Cultural Raimundo Ladislau continua o Ciclo do Marabaixo festejando o Domingo do Divino Espírito Santo com uma programação que inicia às 07:00h de domingo e encerra nas primeiras horas de segunda-feira. Neste dia às 6:50h os festeiros e participantes do Marabaixo do Laguinho seguem pelas ruas em procissão cantada e tocada até a Igreja de São Benedito onde participam da missa em louvor ao Divino Espírito Santo.

Este ano o pároco da Igreja São Benedito se comprometeu em respeitar a cultura do Amapá e evitar os problemas que ocorreram no ano passado quando os participantes foram impedidos pelo Padre Geovane Pantarolo de entrar na igreja para a celebração da Santa Missa em homenagem ao Divino. Após o incidente, Danniela Ramos liderou uma grande manifestação em repúdio ao ato precoceituoso e discriminatório do padre. O Bispo de Macapá, Dom Pedro Conti, após tomar conhecimento do fato, pediu desculpas em nome da Igreja Católica.

“Sempre houve respeito da Igreja com a cultura do Marabaixo aqui no Laguinho, ano passado por exagero de algumas pessoas, falta de informação e preconceito, causaram uma situação complicada, mas este ano o Padre Daniel foi bastante enfático em dizer que a missa será na harmonia de Deus, com respeito mútuo, ou seja,hoje não há problema entre a cultura do marabaixo e a igreja católica, nossos santos homenageados são os mesmos do catolicismo, apenas os reverenciamos com fogos, toques de caixa (tambores) e outras tradições nossas”, fala a presidente da Associação, Danniela Ramos.

Após a missa os marabaixeiros e convidados participam de um café da manhã na casa da Tia Biló onde serão recepcionados pelas festeiras Francisca Cortes e Cássia Azevedo. Às 17 horas saem novamente em procissão até a casa da dona Raimunda Ramos, às proximidades da casa para pegarem os ramos de murta que servirão para enfeitar o mastro em homenagem à Santíssima Trindade. Na volta da casa da dona Raimunda os tambores tocam com acompanhamento das cantadeiras, dançarinos e outros participantes até 6:00h de segunda-feira, quando os mastros da Santíssima Trindade serão levantados fazendo companhia aos mastros do Divino, encerrando o 4º marabaixo.

Espera-se um grande número de pessoas para um dos momentos mais importantes desta manifestação secular e tradicional de nosso Estado, inclusive com a presença já confirmada do Grupo de Marabaixo de Mazagão Velho.

Nenhum comentário: