segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Confraria Tucuju se prepara para o aniversário de Macapá

A data de aniversário da cidade de Macapá, 4 de fevereiro, foi resgatada pela Confraria Tucuju há mais de dez anos. Começou com uma comemoração modesta em frente à Matriz de São José. Desde então a festa cresceu e hoje faz parte do calendário cultural da cidade. No sábado (16/01) os pioneiros e fundadores da Confraria se reuniram com o prefeito Roberto Góes para os últimos acertos relativos à comemoração dos 252 anos da capital do estado.

O dia começa com a Missa em Ação de Graças, às 7h30, realizada na antiga catedral. Uma celebração especial em cujo ofertório tradicionalmente representantes da cidade apresentam os símbolos da cultura local. Cabe à presidente da Confraria Tucuju a entrega do cacho da bacabeira, ao prefeito a entrega da bandeira oficial, entre outros símbolos. Após a missa começa a solenidade cívica com hasteamento de bandeiras, execução de hinos e discursos.

Às 10h30 os moradores da cidade cantam o “Parabéns pra Você” quando é cortado o bolo de 25 metros na av. Mário Cruz, ao lado do Teatro das Bacabeiras. Daí em diante tudo é festa. Às 13 horas a Confraria serve uma saborosa feijoada para a população e às 13h30 começa o almoço especial dos pioneiros no Largo dos Inocentes. Às 15 horas terá início o show musical com grupos de Marabaixo e escolas de samba no Largo. Às 18 horas haverá show de fogos de artifício.

Mas, a festa não acaba no dia 4. Desde o ano passado a Confraria realiza no período a Batalha de Confetes, este ano incluída na programação de aniversário da cidade. O evento será realizado no domingo, 7 de fevereiro, com início às 17 horas com artistas locais cantando marchinhas dos antigos carnavais. Em seguida ficará com as escolas de samba do estado o comando da folia. “Encerraremos à meia noite. Nossa programação é voltada para as famílias”, explicou a presidente da Confraria, Telma Duarte.


Comunicação

Confraria Tucuju

Nenhum comentário: