segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mazagão Velho festeja 240 anos de história em janeiro

O distrito de Mazagão Velho, no município de Mazagão, comemorará no próximo mês 240 anos de história. Criado em 1770 por famílias oriundas do Marrocos (África) por causa de conflitos políticoreligiosos entre portugueses e muçulmanos, a festividade é uma forma de reconhecimento da importância da localidade para o desenvolvimento sóciocultural do município.

Segundo os historiadores, por determinação do rei D. José I, no dia 10 de março de 1769 as famílias lusas abandonaram o antigo castelo que a as abrigava, em conseqüência da guerra entre mouros e cristãos, durante o período de implantação do cristianismo português no continente africano. Os primeiros colonizadores do futuro povoado saíram de Belém em junho de 1771. Eram 163 famílias, com 291 homens,306 mulheres e 103 escravos africanos, totalizando 700 pessoas. Na chegada ao rio Mutuacá, continuaram morando nas embarcações enquanto todos os serviços preliminares de desmatamento, limpeza e preparação do terreno, abertura de ruas e os primeiros roçados eram plantados. Finalmente no dia 7 de outubro de 1771, após a realização de uma missa solene de ação de graças, celebrada a bordo por frei José Tiago, que os acompanhara da África até a Amazônia brasileira, abandonaram os navios e deram por fundada a Nova Mazagão como ficou conhecida até 1880.

Nova Mazagão prosperou, tornando-se uma das grandes produtoras da região. Seus produtos, comercializados e transportados através do rio, iam abastecer Belém. Mas as epidemias que no século XIX assolaram várias vilas e povoados no Brasil, não pouparam Nova Mazagão. Em 1781 dezenas de pessoas morreram, vítimas de uma epidemia (provavelmente de cólera). Desgostosos com a situação, e provavelmente atribuindo as moléstias aos 'maus ares', a maior parte da população migrou.

Embora a epidemia tivesse sido controlada a partir de meados de 1882 muitos dos sobreviventes, traumatizados com as mortes, transferiram-se definitivamente para outros locais. No decorrer dos anos, poucos moradores permaneceram no local. O foro de vila daquela que fora a Nova Mazagão desaparecera com a maior parte da população; a antiga vila praticamente desapareceu. Uns poucos moradores permaneceram, conta-se que na maioria negros. Posteriormente, com a constituição do município de Mazagão implantou-se sua sede, uma nova cidade, a cerca de 20 quilômetros de distância da antiga vila. Tão distante no tempo se estava de Mazagão de Marrocos, que a vila formada no século XVIII passou a ser referida como Mazagão Velho.

Nenhum comentário: